Com tratamentos adequados, seguidos do serviço de pintura, é possível conservar por muitos anos a fachada do seu imóvel, para isto é preciso contratar uma empresa especializada.
A CANAÃ PINTURAS Executa serviços de pintura e recuperação de fachadas com alto grau de competência, seguindo as normas da ABNT e as especificações dos fabricantes, mantem equipe de funcionários treinados pelos fabricantes, tornando-os assim especializados.
Recomendamos o seguinte tratamento antes de executar os serviços de pinturas em fachadas:
Fachadas de Condomínios:
Inicialmente tratar as fachadas, visando evitar a contaminação da nova camada de pintura com colônias de microrganismos, com uma mistura em partes iguais de água sanitária e água limpa, que deverá ser aplicada, em abundância, deixando agir por entre 30 e 60 minutos e na seqüência enxaguar bem com água limpa; a seguir, hidrojatear toda a superfície (pressão de trabalho de cerca de 1.500 lbs/pol2) com uma solução de detergente neutro, a fim de remover sujeiras, e enxaguar novamente com água em abundância; deixar secar por pelo menos 72 horas antes de proceder à execução da nova pintura.
Após a limpeza, efetuar uma análise detalhada das condições da totalidade da superfície das fachadas, e avaliar as suas condições gerais, recomendamos proceder então a uma verificação cuidadosa do estado geral das paredes a serem repintadas a fim de definir as regiões com ocorrência de fissuras e trincas, e a exame de percussão, visando detectar regiões com eventual desplacamento ou baixa aderência do revestimento cimentício ou sistema de pintura existente, e que necessitem portanto de recuperação prévia ao serviço de nova pintura.
Trincas e Fissuras:
As fissuras e trincas porventura existentes, estas quando de largura inferior a 3 mm., deverão ter a área contígua descascada em cerca de 10 a 15 cm ao longo do eixo do defeito, e ser abertas em forma de “V”, em toda a sua extensão, com equipamento apropriado; a área assim exposta deverá ser devidamente limpa e então tratada com Fundo Preparador de Paredes, a base de solvente, aplicado com trincha em uma demão; aguardar a cura do fundo e vedar a fenda com composto elastomérico que possa ser posteriormente pintado. As trincas, quando de largura superior a 3 mm., também deverão ser corrigidas com argamassa ou material elastomérico, como aqui mencionado.
Todas as áreas assim reparadas deverão ser recompostas com Textura Acrílica aplicada em condições de aplicação tais – tipo de rolo para textura e diluição - que permitam obter um padrão de textura o mais próximo possível do existente, de forma a minimizar a possibilidade de visualização das áreas recuperadas em relação às áreas contíguas não recuperadas.
Empolamento ou Descascamento:
Nos locais das fachadas com ocorrência de empolamento, ou descascamento do sistema de pintura atual, resultante de presença de umidade, remover o material deteriorado, expondo assim a argamassa. Deixar a argamassa exposta por tempo suficiente para sua completa secagem, e na seqüência, recompor a área com Textura Acrílica, em regiões onde porventura for constatado esfarelamento decorrente de baixa coesão do substrato cimentício, aplicar uma, ou eventualmente duas demãos, de Fundo Preparador de Paredes, a base de solvente, antes de proceder à recomposição do local com a Textura Acrílica.
Desplacamento de granito ou Ceramica 10x10:
Em regiões onde eventualmente for constatada a ocorrência de desplacamento ou baixa aderência do revestimento cimentício existente, a superfície deverá ser devidamente corrigida antes do processo de repintura.
Para tanto, remover o revestimento cimentício deteriorado das áreas afetadas, limpar bem a superfície e recompô-la com argamassa de areia de granulometria fina e cimento, seguida da aplicação de Textura Acrílica; deve-se aguardar a completa cura da argamassa de recuperação - cerca de 30 dias -, ou então aplicar uma demão de Fundo Preparador de Paredes, a base de solvente, depois de decorridos pelo menos 7 dias da correção com a argamassa, antes de proceder à aplicação da textura acrílica!
Nova Pintura
Após a devida preparação das superfícies a serem repintadas, conforme recomendado, proceder à execução da nova pintura como segue:
Aplicar, com rolo de lã, uma primeira demão da tinta de acabamento - Tinta Acrílica ou Tinta Látex, diluída com 30% de água em volume.
Deixar secar durante no mínimo 4 horas.
Aplicar, com rolo de lã, uma segunda demão da tinta de acabamento especificada, desta vez diluída com 20% de água em volume.
Se necessário, aplicar uma terceira demão da tinta de acabamento, diluída com 20% de água em volume.